Estrague os planos ao Conficker com o OpenDNS

Segundo alguns peritos de segurança o Conficker vai amanhã, 1 de Abril, tentar entrar em contacto com um dos milhares de sites que supostamente lhe darão novas instruções para continuar a sua senda do mal.

Uma das melhores formas de evitar que o Conficker entre em contacto com esses sites, é evitar que o servidor DNS resolva os domínios em questão, o que à partida pode parecer uma tarefa complicada, mas não é.

OpenDNS, que é gratuito, disponibiliza servidores DNS que não resolvem os endereços pedidos pelo Conficker. Tudo o que é necessário é substituir no seu computador ou rede os servidores DNS que usa para resolução de domínios na Internet pelos deles. Atenção! Não mudar os servidores DNS que resolvem nomes internamente!

Além de impedir que o Conficker “telefone para casa” o OpenDNS permite-lhe ver se tem algum computador infectado na sua rede através do painel de estado que disponibiliza. Nele, podemos verificar quantos domínios foram bloqueados e porque razão. Se tiver algum computador infectado com o Conficker certamente apareceram muitos bloqueados catalogados com “malware”.

Lista de domínios bloqueados
Lista de Domínios Bloqueados

Mas nem só de Confickers vive o OpenDNS. As suas bases de dados contêm classificações de milhões de sites que os dividem em diversas categorias e nós podemos optar por banir da nossa rede (ou computador). Esta potencialidade, aliada à sua rapidez, disponibilidade e outras pequenas características tornam o OpenDNS um serviço essencial… e gratuito 🙂

opendns2
Lista de Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *